segunda-feira, 28 de março de 2011

BIOLOGIA - 13. Os seres vivos e os vírus

13. Os seres vivos e os vírus
                A área do Biologia que classifica os seres vivos em grupos de parentesco evolutivo é a Sistemática. O nome da espécie é constituído de duas partes, sendo, por isso, binominal. O primeiro nome corresponde ao do gênero e é escrito com letra inicial maiúscula. O segundo é o epíteto específico, não usado sozinho e escrito com letra minúscula. No caso da bananeira (banana-maçã e banana-prata) o nome da espécie é Musa paradisiaca. Musa paradisiaca é o gênero Musa e contém outras espécies. O feijão pertence ao gênero Phaseolus e a espécie Phaseolus communis. Não podemos dizer que a espécie é communis porque essa não é a regra.
Reinos de seres vivos. A categoria mais geral de classificação é o reino. Os seres vivos são classificados em 5 reinos. O reino Monera é formado por organismos exclusivamente unicelulares e procariontes, e são representados pelas bactérias (autótrofas ou heterótrofas) e cianobactérias (autótrofas). Os eucariontes são classificados em quatro reinos: Protistas, Fungos, Plantas e Animais.
Protistas: protozoários e algas. Protozoários (unicelulares eucariontes heterótrofos. Algas (eucariontes autótrofos, uni ou multicelulares).
Plantas: eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes. São agrupadas no reino Plantae. Todo multicelular é eucarionte.
O reino Fungi é formado por seres eucariontes e heterótrofos, sendo muitos deles multicelulares. Os animais obtêm alimentos por ingestão, e os fungos por absorção. Há fungos multicelulares e alguns unicelulares.
Resumo:
Moneras – procariontes unicelulares. Podem ser heterótrofos ou autótrofos por fotossíntese ou por quimiossíntese.
Protistas – eucariontes unicelulares ou multicelulares sem tecidos. Os protozoários são unicelulares heterótrofos e as algas são fotossintetizantes, uni ou multicelulares sem tecidos.
Fungos – eucariontes unicelulares e multicelulares, heterótrofos; alimentam-se por absorção.
Animais – eucariontes multicelulares, heterótrofos; alimentam-se por ingestão.
Plantas – eucariontes multicelulares com tecidos, autótrofos por fotossíntese.
VÍRUS. São seres que não possuem estrutura celular e sua atividade vital somente se manifesta quando eles estão dentro de uma célula hospedeira: parasitas intracelulares. Só podem ser observados com auxílio de microscópios eletrônicos: vírus da febre aftosa, causador da poliomielite, vírus da varíola. São constituídos por ácido nucléico envolto por uma cápsula de proteínas, denominada capsídeo: nucleocapsídeo. Certos tipos de vírus possuem um envelope (envoltório), a parte mais externa do vírus. Cada vírus pode parasitar apenas determinados tipos de células. Assim, podemos considerar quatro grupos de vírus:
Bacteriófagos – parasitam bactérias;
Micófagos – parasitam fungos;
Vírus de animais – parasitam animais;
Vírus de plantas – parasitam plantas.
As doenças causadas por vírus são conhecidas como viroses. Existem viroses para as quais ainda não foram desenvolvidas vacinas. A vacinação (mecanismo utilizado pela Medicina preventiva), consiste na administração de um agente patogênico na forma inativada. O corpo responde a essa infecção “artificial” produzindo anticorpos específicos contra os antígenos presentes na vacina. Viroses humanas: aids, febre amarela, dengue, poliomielite, raiva, hepatite, caxumba, sarampo, catapora, rubéola e gripe.
Aids. A característica fundamental do vírus da aids é afetar o sistema de defesa do organismo. É causada por um vírus, conhecido por HIV. Infecta e destrói principalmente linfócitos TCD4 (as principais células de defesa do sistema imune). A transmissão se faz pelo sangue, pelo esperma, pelos líquidos vaginais, pelo leite materno, pelos líquidos que passam pela placenta e pelo uso de seringas e material cirúrgico contaminado. A vacina ainda não existe, e um dos maiores obstáculos para seu desenvolvimento é o fato de o vírus que casa a aids apresentar altas taxas de mutação.
Febre amarela. É uma doença extremamente grave, uma vez que provoca lesões sérias no organismo, principalmente no fígado. Febre amarela urbana – transmitida pelo mosquito Aedes aegypti; Febre amarela silvestre – transmitida por algumas espécies de mosquitos do gênero Haemagogus e também pelo mosquito Aedes leucocelainus. Somente as fêmeas desses mosquitos picam. Geralmente picam durante o dia. A febre amarela pode ser evitada pela vacinação, válida por dez anos.
Dengue. Com sintomas confundidos com gripe, pode evoluir para uma forma extremamente grave, a dengue hemorrágica, que costuma ser fatal. É causada por vírus transmitido pela picada do mesmo mosquito que transmite a febre amarela urbana, o Aedes aegypti.
Poliomielite. É uma doença grave que afeta o sistema nervoso, podendo causar paralisia de diversas partes do corpo. É causada por um vírus que atinge o corpo geralmente por via digestiva, pela ingestão de alimentos contaminados. Também pela saliva de pessoas doentes ou portadoras do vírus. A melhor garantia contra a doença é a vacinação “a gota que salva”. A poliomielite é considerada uma doença erradicada no Brasil desde 1989.
Raiva. Pode ser transmitida ao ser humano por mordidas de animais contaminados (em sua saliva). O principal transmissor para seres humanos é o cão. Extremamente grave. Os sintomas iniciais: dor de cabeça, mal-estar, náuseas, febre baixa, taquicardia, alterações respiratórias, febre alta, agitação, aumento de sensibilidade. Pode ocorrer a morte em poucos dias. É conhecida, popularmente, como hidrofobia. Os animais com raiva, por não conseguirem deglutir, evitam até mesmo a água que lhes é oferecida. Melhor evitá-la com a vacinação. O tratamento consiste na aplicação de soro anti-rábico.
Hepatite. Inflamação decorrente de infecção por vírus, por via digestiva (água e alimentos contaminados), por relações sexuais, por transfusões com sangue contaminado e por agulhas de injeção e instrumentos não esterilizados corretamente. As três hepatites mais frequentes são a A, a B e a C. a hepatite A é a mais comum, ocorrendo na infância. A hepatite B atinge mais os adolescentes e adultos. A do tipo C é muito grave e a menos comum das três. Sinais que devem chamar a atenção: peles e olhos amarelos (icterícia), perda de apetite, náuseas, vômitos, febre e dores de cabeça, abdominais e musculares. Prevenção: vacinas.
Caxumba. É a inflamação das glândulas salivares, causada por vírus. O doente deve ficar em repouso. O vírus da caxumba pode afetar os testículos, o pâncreas e os ovários. A transmissão se faz pela saliva e por objetos contaminados. É recomendável a vacina.
Sarampo. Muito comum na infância, se caracteriza por erupções vermelhas da pele, no rosto e por todo o corpo. Alguns sintomas: febre, manchas típicas na mucosa bucal e conjuntivite. Costuma evoluir de forma benigna. Causada por vírus e transmitida pela saliva, evitado pela vacinação.
Catapora ou varicela. Doença causada por vírus e transmitida pela saliva. Pode ser evitada pela vacinação. Pequenas vesículas na pele.
Rubéola. É uma doença própria da infância, deixa a pele inteiramente vermelha. Sinais: aumento dos gânglios do pescoço, febre baia e dores de cabeça não intensas. Causada por vírus e evitada pela vacinação. A principal gravidade da doença em adultos diz respeito à mulher gestante.
Gripe. Pode ser causada por diferentes tipos de vírus. Costuma evoluir de maneira benigna. Há campanhas de vacinação para cidadãos acima de 60 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog