segunda-feira, 28 de março de 2011

BIOLOGIA - 14. Moneras

               
O reino Monera reúne seres vivos unicelulares procariontes, ou seja, formados por uma única célula e que não possuem carioteca delimitando e individualizando um núcleo: bactérias e cianobactérias. Dois grupos de bactérias:
- arqueobactéricas – são bactérias que vivem em ambientes normalmente desfavoráveis à vida, tais como fontes termais, lodo de pântanos, ambientes de alta acidez ou salinidade.
- eubactérias – as mais conhecidas e incluem as demais bactérias e as cianobactérias.
Bactérias. Possuem parede celular espessa. Formada pela associação de um carboidrato com um protídeo, e não de celulose, como a parede celular de células vegetais. Podem ser esféricas, cilíndricas ou espiraladas. Quanto à forma, podem ser divididas em 5 grupos:
Cocos – arredondadas, geralmente esféricas, mas com representantes ovóides;
Bacilos – cilíndricas, alongadas, como bastonetes;
Espirilos – filamentos longos, relativamente rígidos e espiralados;
Espiroquetas – também filamentos longos e espiralados, porém mais flexíveis do que os espirilos;
Vibriões – possuem aspecto que lembra um bastonete curvo, ou uma vírgula.
                As bactérias podem formar colônias como os cocos, os bacilos. Não ocorre com os espirilos, espiroquetas e vibriões. A reprodução das bactérias ocorre por bipartição, ou cissiparidade: cada bactéria divide-se em duas, geneticamente idênticas entre si. A divisão bacteriana não é uma mitose. Existem fenômenos que promovem a variabilidade genética de moneras: conjugação, transformação e transdução.
Importância das bactérias:
                Muitas bactérias decompõem matéria orgânica de seres vivos que morreram. São conhecidas por decompositoras. As bactérias podem transformar determinadas substâncias em outras. Utilizada industrialmente, ou em ambiente doméstico para a produção de iogurte, coalhada, queijo, requeijão e similares. Muitas bactérias são patogênicas (causam ou dão origem à doenças). Nem todas as bactérias encontradas no interior de um organismo são nocivas. É o caso de bactérias que vivem no intestino humano e produzem coagulação sanguínea, a vitamina K.
Existem espécies de bactérias que podem causar diversas doenças: furunculose, cárie dentária, disenteria, febre tifóide, tifo, difteria, meningite, tuberculose, hanseníase, tétano, cólera, sífilis e gonorréia.
As vacinas são produzidas a partir dos próprios agentes etiológicos da doença, porém modificados para uma forma atenuada ou inativada. É chamada de imunização ativa, pois é o próprio organismo vacinado que produz os anticorpos. A imunização passiva consiste na administração de anticorpos diretamente no organismo (soro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog