sábado, 26 de março de 2011

BIOLOGIA - 2. Vida e Energia

Tecido: várias células que atuam em conjunto no desempenho de determinadas funções.
Órgão: vários tecidos reunidos que atuam em conjunto no desempenho de determinadas funções.
Sistema: vários órgãos que atuam em conjunto no desempenho de determinadas funções.
O conjunto de todos lugares onde são encontrados os seres vivos na Terra constitui a biosfera terrestre.
Diversas camadas da Terra: litosfera (camada rochosa); hidrosfera (parte de água líquida), atmosfera (camada gasosa). Biosfera: parte da esfera terrestre onde existe vida.
Fatores abióticos: água, solo, ar, luz, calor, substâncias químicas.
Fatores bióticos: conjunto dos seres vivos.
O equilíbrio ecológico garante a preservação das diferentes formas vivas. O estudo de todas as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente constitui a Ecologia.
Em um ecossistema vivem diversas espécies de seres vivos. O conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie em uma determinada área geográfica constitui uma população. Em um ecossistema existem diversas populações de espécies distintas e o conjunto de todas elas constitui uma comunidade biológica.
Os seres vivos só têm condições favoráveis de sobrevivência no hábitat onde vivem quando conseguem obter a matéria e a energia de que necessitam, onde, obtidas por meio dos alimentos orgânicos, um ser vivo serve de alimento para outro: cadeia alimentar. O primeiro nível alimentar (nível trófico) está representado pelas plantas.
O principal processo pelo qual os seres vivos obtêm energia a partir dos alimentos é a respiração aeróbia. Esse processo independe da luz. Pela respiração aeróbia, formam-se água e gás carbônica, ocorrendo liberação de energia. A folha é o principal órgão de planta responsável pela fotossíntese. Na fotossíntese há incorporação de energia e na respiração há liberação de energia.
As plantas, ao servirem de alimento aos animais herbívoros, transferem por meio da matéria orgânica que compõe seus corpos, a matéria e a energia que os herbívoros necessitam para a sua sobrevivência. Ao longo da cadeia alimentar há transferência de matéria e de energia.
Os seres capazes de produzir seu próprio alimento são chamados autótrofos > produtores. Os seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento são chamados heterótrofos > consumidores.
Consumidores que se alimentam tanto de produtores quanto de consumidores são onívoros. Os decompositores formam um grupo particular de organismos heterótrofo: bactérias, fungos. Utilizam alguns produtos como alimento e liberam minerais e substâncias inorgânicas que podem ser utilizadas pelos produtores. Propiciam, assim, a reciclagem da matéria. Atua sobre todos os níveis tróficos.
Representam-se as relações de transferência de energia entre níveis tróficos por diagramas conhecidos por pirâmides ecológicas. Há perda de energia ao longo de uma cadeia alimentar.
Um animal pode participar de várias cadeias alimentares. O conjunto das cadeias alimentares é a rede alimentar.
O conjunto de todas as redes alimentares constitui a teia alimentar.
O animal que mata o outro é o predador e o caçado e usado como alimento é a presa.
O equilíbrio ecológico depende dessas relações. O predatismo limita o número de indivíduos da população de presas e de predadores.

Um comentário:

Seguidores

Arquivo do blog