sábado, 26 de março de 2011

BIOLOGIA - 3. Ciclos da matéria, sucesso ecológica e desequilíbrios ambientais

3. Ciclos da matéria, sucessão ecológica e desequilíbrios ambientais
Mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular.
A água é eliminada do corpo pela transpiração, pela urina e nas fezes.
Quanto às trocas gasosas, no processo de fotossíntese realizado pela planta há consumo de gás carbônico e liberação de gás oxigênio.
Na respiração celular aeróbia, há consumo de gás oxigênio e liberação de gás carbônico.
A urina e as fezes eliminadas pelo animal podem sofrer decomposição por microrganismos do solo, com formação de compostos nitrogenados que são aproveitados pela planta.
A energia vai sendo dissipada na cadeia alimentar, não sendo reciclável; já a matéria orgânica pode ser reciclável.
A água existente no planeta está concentrada nos oceanos e mares – aproximadamente 97%. Apenas 3% corresponde à água doce. Dessa pequena quantidade de água doce, apenas 1% são a principal fonte de água para o consumo de animais, incluindo o ser humano. O Brasil possui 13,7% da água doce do planeta.
Uma das conseqüências da chuva ácida em ambientes naturais é a alteração do pH do solo, que pode impedir o desenvolvimento de sementes e plantas devido ao aumento de acidez.
O gás carbônico e, em menor escala, outros gases da atmosfera formam uma camada que permite a entrada de radiação solar, mas retém os raios infravermelhos, funcionando como as paredes de vidro de uma estufa de plantas.
Com a proliferação das indústrias a partir do século XIX, o acúmulo cada vez mais intenso de gás carbônico na atmosfera tem provocado um aumento rápido do efeito estufa.
Na atmosfera, o gás oxigênio participa da formação de ozônio (O3). A camada de ozônio se forma a cerca de 30km da superfície terrestre. Ela bloqueia a entrada de grande parte da radiação ultravioleta (UV) que chega ao planeta. Em alta intensidade, a radiação ultravioleta é capaz de induzir o material genético das células a mutações, levando a doenças como o câncer de pele e glaucoma.
Existem certas regiões do planeta em que a concentração de ozônio na atmosfera é menor: são os chamados “buracos” na camada de ozônio.
Certos gases podem contribuir para o aumento dos buracos da camada de ozônio: clorofluorcarbono 9CFC), utilizado em refrigeradores e embalagens do tipo aerossol. Atualmente, a maioria das indústrias não utiliza o gás CFC.
Cerca de 70% do ar atmosférico é composto de gás nitrogênio (N2). Os animais contribuem para o ciclo do nitrogênio com a eliminação de excretas nitrogenadas, como amônia, uréia e ácido úrico.
Os liquens são associações entre algas e fungos.
A Amazônia não é o “pulmão” do mundo, pois a mesma quantidade de gás oxigênio liberado pelas plantas da floresta durante a fotossíntese é utilizada pelos próprios seres vivos desse ecossistema.
Os materiais biodegradáveis são aqueles que podem ser reduzidos a partículas minerais e gases no processo de decomposição realizado pelos organismos decompositores. O tempo de degradação desses materiais é reduzido, como é o caso de restos de alimento, papel e pedaços de pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog