sábado, 26 de março de 2011

BIOLOGIA - 8. Citoplasma e organelas

Célula procariótica – sem núcleo. O citoplasma também é conhecido como hialoplasma ou citosol. O citoplasma das células procarióticas é muito simples quando comparado ao das eucarióticas, apresentando número muito menor de estruturas. Ele é constituído principalmente por água, proteínas, ácidos nucléicos (DNA e RNA), moléculas pequenas e ribossomos.
O citoplasma é uma estrutura heterogênea, pois nele observamos a presença de numerosas organelas membranosas, ribossomos, fibras protéicas e inclusões.
Os ribossomos são estruturas não-membranosas e essenciais para a síntese de proteínas, formados por duas subunidades: subunidade grande e subunidade pequena.
As inclusões são representadas por substâncias de reserva. Em plantas, a principal inclusão é um carboidrato, o amido; em animais, as principais são a gordura (lipídio) e um carboidrato, o glicogênio.
Em muitos tipos de células, os centríolos são responsáveis pela formação de cílios e flagelos.
O retículo endoplasmático têm função importante de transporte dentro das células.
O complexo golgiense tem a função de modificar e eliminar secreções protéicas.
A concentração interna dos protozoários é maior do que a de seu ambiente, o que condiciona entrada de excesso de água por osmose. A função do vacúolo contrátil (pulsátil) é expulsar o excesso de água, garantindo a sobrevivência do protozoário.
Os lisossomos são capazes de realizar a digestão intracelular.
As mitocôndrias exercem papel preponderante no processo de respiração celular.
No reino animal, a mitocôndria é a única organela que contém seu próprio DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog