quinta-feira, 31 de março de 2011

COM ARES DE VENCEDOR

Com armas mais modernas, mercenários experientes e bem pagos, dinheiro e a indecisão das potências ocidentais, Muamar Kadafi vira o jogo na Líbia e corta a iniciativa dos rebeldes.
   Há duas semanas no controle do leste do país, os rebeldes chegaram a tentar uma marcha sobre a capital, Trípoli, mas foram rechaçados a 30 km da cidade pelas forças de Kadafi. Depois desse fracasso, eles só perderam terreno. A bandeira verde, símbolo do regime do coronel Kadafi, foi hasteada nos prédios da cidade petrolífera de Zawiya. Os insurretos foram expulsos também de outras cidades.
   A luta é desigual. Os rebeldes contam com a adesão de cerca de 6000 desertores do efetivo de 50.000 regulares do Exército líbio. São professores, estudantes e comerciantes com pouca ou nenhuma experiência de combate, unidos pela desilusão com o regime e recrutados por líderes religiosos muçulmanos e por antigos aliados de Kadafi.
   Os Estados Unidos (assim como França) também não estão dispostos a intervir militarmente no Oriente Médio, temerosos das repercussões negativas no mundo islâmico. Na semana passada,a Kadafi reverteu a maré da guerra interna que lhe era desfavorável. Seu triunfo é iminente.

Fonte: Revista VEJA - 16 março 2011 - p. 68 e 69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog