quarta-feira, 30 de março de 2011

GEOGRAFIA - 2. Posição geográfica do Brasil

   Brasil: área >8.514.215 km2 : 5º maior país do mundo em extensão territorial: 1º Rússia, 2º Canadá, 3º China, 4º Estados undiso. País ocidental.
Latitude: distância (em graus) de um ponto qualquer da superfície terrestre à linha do Equador. Varia: 0º - Equador à 90º nos polos (N ou S).
   A variedade de climas decorrente da variação de latitude favorece uma ampla diversidade de paisagens vegetais no Brasil: Floresta Amazônica, Mata Cocais, Mata Atlântica, Mata Araucária, Cerrado, Caatinga, Campos (Pampas), Pantanal e Litorânea.
Longitude: distância (em graus) de um ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich (Londres), dividindo a Terra em hemisfério oeste e hemisfério leste. O Brasil está totalmente no hemisfério ocidental. A grande extensão leste-oeste e sua variação de longitude confere ao Brasil 4 fusos horários. Cada fuso: 15º: 1 hora.
Rotação: movimento Terra em torno seu eixo - responsável pela sucessão dia - noite.
Translação: movimento Terra em torno Sol - responsável pelas estações do ano.
Equinócio: data em que o dia e a noite apresentam a mesma duração. A Terra gira no sentido oeste-leste (ante-horário). Para esquerda: horas atrasadas; para direita: horas adiantadas.
Duração do ano: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, arredondados para 365 dias e 6 horas. A cada 4 anos o ano tem 366 dias.
Greenwich. é o mais famoso observatório astronômico inglês.
O horário deverão foi adotado pela 1ª vez no Brasil em 1931 e de modo contínuo a partir de 1985. Sua principal função: economia de energia (entre 1e 2%). Ocorre entre outubro e fevereiro, onde os dias são grandes, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste no Brasil.
Solstício é a data em que o dia e a noite apresentam amaior assimetria possível. Na maioria dos estados do Nordeste e Norte (mais próximos do Equador) o horário de verão não é adotado, pois a duração dos dias e noites não varia muito ao longo do ano e a economia seria desprezível.
Fuso horário: é meida (em ângulos) percorrida pela rotação terrestre em 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog