terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PORTUGUÊS – 33. FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Formação de Palavras 
            Uma sociedade em permanente mudança, que cria a todo instante novas necessidades e novos objetos de consumo, precisa ter também uma linguagem dinâmica, que acompanhe as transformações. Sempre que necessário um nome para designar uma ideia ou um novo objeto são criados os neologismos. Na língua portuguesa muitos processos são utilizados sendo que entre os processos de formação das palavras, destacam-se: derivação e composição.
DERIVAÇÃO é o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acréscimo de elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou lhe acrescentam um sentido novo. >>> árvore > arvoredo. (primitiva, derivada).
Tipos de derivação:
Derivação prefixal: quando há acréscimo de um prefixo a um radical:
Contrapor -> contra (prefixo) + por (radical).
Derivação sufixal: quando há acréscimo de um sufixo a um radical:
Arvoredo -> arvor (radical) + edo (sufixo).
Derivação parassintética: quando há acréscimo simultâneo de um prefixo + sufixo:
Engarrafar -> em (prefixo) + garraf (radical) + ar (sufixo).

COMPOSIÇÃO é o processo de formação de palavras resultante da união de dois ou mais radicais. Planalto (plano + alto) processo de aglutinação; Passatempo: justaposição.
As palavras formadas mediante a reunião de elementos provenientes de línguas diferentes denominam-se HIBRIDISMOS. Automóvel (grego + português).
ONOMATOPÉIAS são palavras criadas com a finalidade de imitar sons e ruídos por instrumentos diversos e vozes de animais. Crás! Pof!
Um dos processos de formação de palavras consiste em reduzi-las com o objetivo de economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita: siglas e abreviaturas. As siglas são empregadas principalmente como redução de nomes de empresas, firmas, organizações internacionais, partidos políticos, serviços públicos, associações estudantis e recreativas: IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). As abreviaturas são utilizadas principalmente como redução de nomes científicos e gramaticais, de Estados e territórios, profissões, pronomes de tratamento: PB (Paraíba) Av. (avenida).
Empréstimos são palavras estrangeiras que penetram na língua em consequência de contatos entre os povos: iogurte (do turco yoghurt); chique (do francês chic) etc.
Gírias são palavras ou expressões de criação popular que nascem em determinados grupos sociais ou profissionais e que, às vezes, por sua expressividade, acabam se estendendo à linguagem de todas as camadas sociais. Uma das características dessa variedade linguística é seu caráter passageiro. Xaveco (cantada, paquera), Balada (festa, agitação, encontro) etc.

Fonte: Português - linguagens. William Roberto Cereja. Saraiva 2009 p. 276

Seguidores