sábado, 3 de novembro de 2012

Cadeias Alimentares



Relações alimentares nos ecossistemas (I)
Em um ecossistema, os seres vivos são classificados em produtores, consumidores e detritívoros. O Sol é a principal fonte de energia para os seres vivos
   
   Todos os  indivíduos que compõem uma comunidade devem obter alimento, que é uma fonte de energia e de materiais para a manutenção da vida, o crescimento e a reprodução. Saber o que os seres utilizam ou comem é uma informação fundamental para compreender o funcionamento de um ecossistema.
   Quanto à produção de alimento, nos ecossistemas são encontrados dois grupos de seres vivos:
Os que produzem o próprio alimento: os seres produtores. As plantas e as algas são seres produtores, pois produzem o próprio alimento a partir do gás carbônico e da água e com a transformação da energia luminosa do Sol.
Os que não produzem o próprio alimento: os seres consumidores.
Nesse grupo há os consumidores e os detritívoros.
   Consumidores: seres vivos que se alimentam de outros organismos para obtenção de energia.
   Decompositores: são seres vivos que se alimentam de organismos mortos em decomposição, de urina ou fezes.
Relações alimentares nos ecossistemas (II)
Em um ecossistema, os organismos interagem direta ou indiretamente uns com os outros, através das relações alimentares, formando as cadeias e teias alimentares

    Cadeias alimentares representam a sequência de quem como o que no ecossistema. Há uma grande variedade de sequências. Pensemos na seguinte disposição: planta, gafanhoto, pássaro.
   Nessa cadeias alimentar, a planta, que é o produtor, representa o primeiro nível trófico. O gafanhoto, que come a planta, representa o segundo nível trófico ou consumidor primário. O pássaro, que se alimenta do gafanhoto, representa o terceiro nível ou consumidor secundário. Essa cadeia alimentar é constituída de três níveis tróficos.
   O estudo das cadeias alimentares num ecossistema permite que os biólogos conheçam com detalhes como funciona o hábitat de um indivíduo ou de uma população e ao mesmo tempo lhes permite traçar planos e descobrir possíveis interferências ocasionadas pela ocupação humana no ambiente.
   O primeiro nível trófico é representado sempre pelo produtor.
   O segundo nível trófico é representado pelos animais herbívoros, isto é, aqueles que comem produtores. São consumidores primários.
   O terceiro nível trófico é representado pelos animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros. São consumidores secundários.
   A partir do quarto nível trófico estão representados os animais carnívoros que se alimentam de outros carnívoros. Sãos os consumidores terciários em diante, dependendo da posição de seu alimento.
   Ao morrer, os seres produtores e consumidores dos diversos níveis tróficos servem de alimento a certos fungos e bactérias, organismos decompositores.



CRUZ, José Luiz Carvalho da. CIÊNCIAS – Projeto Araribá – 5ª série (6º ano) – São Paulo: Moderna, 2006.
 
   

Seguidores